top of page

Psicoterapia

Inicio o meu atendimento clínico com uma entrevista de triagem, para que eu possa conhecer a pessoa que me procura e, ao mesmo tempo, ela tenha a oportunidade de me conhecer. A afinidade e confiança são cruciais neste tipo de trabalho. Nesta entrevista inicial a pessoa apresenta sua queixa e com estes elementos posso formular uma hipótese diagnóstica. Com base nisto, faço a proposta terapêutica e ou o encaminhamento necessário. Há casos, inclusive, em que a questão se resume apenas a uma orientação psicológica breve.

Se a pessoa optar em dar continuidade a indicação de tratamento comigo, fazemos nosso contrato psicológico e combinamos como se dará o processo (periodicidade, regras de funcionamento, honorários etc). Ao conduzir uma psicoterapia, atuo sempre balizado pelo conceito de “alta”, ou seja, o paciente tem alta ao se atingir os objetivos previamente estabelecidos.

A importância do Diagnóstico Diferencial em Psicoterapia

 

A depressão, o transtorno de pânico, ansiedade, déficit de atenção (TDAH),  dificuldades de aprendizagem, obesidade mórbida e tantos outros sintomas, devem passar por DIAGNÓSTICO ADEQUADO, para descartar a patologização de problemas ou a iatrogenia (adoecimento devido ao próprio tratamento médico ou psicológico).

 "Diagnosticar é compreender a pessoa em sua existência"

A psicoterapia é a lingua utilizada para falar com o indivíduo

que sofre no intuito de ajudá-lo a:

​

​- Perceber melhor o que se passa com ele mesmo;

- Perceber melhor o outro, compreendê-lo melhor;

- Perceber melhor o que se passa nas suas relações;

​

​E a partir disso, escolher o melhor caminho para si mesmo

bottom of page